terça-feira, 23 de agosto de 2016

Uma história da Autonomia da RTP/Madeira

http://www.rtp.pt/play/p2560/e243968/umahistoriadeautonomia


Brigadeiro Carlos Azeredo fala de 2 jovens apoiantes da Flama a fazer inscrições murais na MATUR em Machico que foram presos pela polícia de Machico




Mota Amaral também dá o seu depoimento. Era um reacionário contra a Revolução de Abril



Alturas esteve quase a ser assassinado pela FLAMA. O principal inimigo dele era o empreiteiro José Cardoso o pai da atual vice-presidente da ALRAM Fernanda Cardoso.


Paquete de Oliveira foi vítima de atropelamento pela Flama e decidiu fugir para Lisboa



Retornados a receber víveres

 capitão João Machado da Flama Esteve à frente da ocupação da Emissora Nacional na rua dos Netos




Malheiro também falou da desocupação da Emissora Nacional pelos trabalhadores da ERG capitaneados pelo Diamantino Alturas

 Apoiante do padre Martins


5 comentários:

  1. Isto é que é reescrever a história. A verdade é que a emissora nacional foi libertada pelos trabalhadores da ERG que, na altura, obedeciam ao Carlinhos ligado à UDP. O Alturas, bem como o PC, não tinham nenhuma influência de massas nessa altura e, apesar do Alturas já andar por lá foram os trabalhadores capitaneados pelo camarada Carlinhos (que ainda hoje está no Bloco) e pela UDP que fez a agitação toda. Vem desse tempo o ódio do Alturas ao Carlinhos é à UDP. Porque o verdadeiro revolucionário nunca foi o Alturas. Mais: esse Carlinhos foi o único gajo que deu umas batatas no Jardim. O Calisto descreve bem esse episódio no livro "Achas da Autonomia" apesar de nunca falar no nome do camarada Carlinhos.

    ResponderEliminar
  2. Porque será que o Calisto não fala no camarada Carlinhos? Porque será?

    ResponderEliminar
  3. Vim cá parar por acaso e gostei sinceramente do seu blogue. Tem a grande qualidade de ser genuino, factual e frontal. Embora agnóstico polìticamente, também tento desabafar deste aperto em que transformaram o meu modo de vida e o meu país.

    ResponderEliminar
  4. A UDP sempre enfermou de um grave erro: dizia muito mal do PCP e alegava que os verdadeiros revolucionários eram eles.Elegia o PCP como inimigo politico igual ao PSD.Tinha na altura o Artur Andrade que por todo o lado dizia mal do partido. depois da queda da Albânia passou com armas e bagagens para a CDU. (bem se tivesse passado para o PSD era pior). Atualmente o Bloco de Esquerda não é um partido Revolucionário. Tal como o PCP são partidos institucionais que apenas servem de polícias do capital, reivindicando aqui e ali (dizendo:não roubes tanto aos trabalhadores;olha lá eles têm direito a mais isto e mais aquilo) quanto a prespetivas de fazer uma revolução Socialista está quieto! Tanto o PCP como o Bloco são partidos absorvidos pelo parlamentarismo burguês e mantidos pelos dinheiros das subvenções que a burguesia lhes dá e pronto, estão acomodados a isso.
    Tantos camaradas morreram nas prisões fascistas do Salazar e estão hoje praticamente esquecidos. Os novos democratas de hoje vivem bem à custa das lutas que eles travaram e praticamente adormeceram à custa das benesses que lhes concedem os partidos da burguesia. faltando essas benesses voltam as costas à luta e vão lutar para o sofá vendo a televisão da burguesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso Coelho: O Carlinhos não é Revolucionário, mas o Alturas é! Está bem, está! Já percebi a tua noção de Revolucionário. Deves saber, e o Quintino também, que o PCP nunca falou mal dos camaradas da UDP e nunca houve verdadeiras maratonas, pela noite dentro, nas reuniões da DORAM do PC para discutir a UDP e a forma de combater a UDP e o Bloco. Não gastavam tanto tempo a discutir como combater o PSD. Mas o camarada Coelho veio com essa escola: o que interessa é combater o BE e o PC e apelidá-los de contra-revolucionários. Já se percebeu: os revolucionários estão todos no PTP e no grupelho do Canha, que só se desligou do PSD quando lhe negaram alguns favorecimentos no tempo em que andava metido na construção de apartamentos. Sr. Coelho, vá lá fazer a Revolução que a gente agradece. Avante, camarada!

      Eliminar