terça-feira, 23 de agosto de 2016

A luta "inglória" de Severino de Castro em prol dos antigos combatentes do Ultramar

 
 Depois de várias tentativas junto do Presidente da Assembleia municipal de Machico, o dr. João Bosco de Castro no sentido daquele organismo de maioria PS aprovar uma resolução no sentido de recomendar à ALRAM que faça um projecto de lei a apresentar à Assembleia da República com o objectivo de isentar de IMI (imposto municipal sobre imóveis) todos os antigos  combatentes do ultramar português. Severino de Castro comerciante muito conhecido em Machico com a sua loja de ferragens "Parágrafo" por sinal irmão do dr. João Bosco decidiu pedir ajuda ao PSD através de um pedido pessoal à secretária dos Assuntos Sociais, Rubina Leal, aquando da sua recente visita a Machico em representação do Governo Regional, no dia 2 de Julho o dia da freguesia. 
 

 A senhora secretária decidiu colaborar e prometeu agendar esse diploma para ser discutido na próxima sessão na Assembleia Legislativa da Madeira por conta do PSD. Acrescentou à nossa redação o antigo combatente Severino de Castro que não tem tido o apoio devido do seu irmão presidente da Assembleia Municipal, nem do deputado Carlos Pereira eleito pelo PS à Assembleia da República. Este último prometeu levar esse importante assunto à AR e até hoje nada fez.  Severino disse à nossa redação que suspeita que o nosso Pereirinha tenha metido o assunto na gaveta para não criar despesas orçamentais ao seu camarada António Costa em Lisboa. O seu irmão João Bosco, também faz tudo o que pode para sacudir a água do capote. Perante esta situação de impasse político, Severino Castro apesar de não ser um homem de direita resolveu pedir ajuda aos "fascistas" do PSD e aqui temos a anuência da senhora Rubina Leal, que prometeu colaborar. Se tal proposta se concretizar, vai ter o apoio do Partido Trabalhista Português como é evidente. Viva a perseverança do antigo combatente Severino de Castro, na sua justa luta pelo ex- combatentes do ultramar!. 

 Aqui fotos do dr. João Bosco de Castro

Estamos aqui de pedra e cal com a sua luta.

Rubina Leal discursa em representação do Governo no dia da freguesia de Machico

 Aqui nesta foto temos à esquerda o fotojornalista do DN Manuel Nicolau que foi o primeiro presidente da freguesia de Machico após o 25 de Abril. Ao centro temos o dr. João Bosco eleito pelo PS à presidência da Assembleia Municipal de Machico.Recordamos que João Bosco é irmão de Severino de  Castro, o nosso antigo combatente. Logo atrás do padre Martins (na foto), temos o deputado Carlos Pereira que em conjunto com o Ricardo Franco, presidente da Câmara de Machico têm andado a enrolar Severino de  Castro com falsas promessas.
Fotos de Severino Castro quando prestou Serviço militar em Angola em 1972 durante a guerra colonial. Era furriel miliciano sapador.

Foi feita uma exposição no Solario do Ribeirinho em Machico:A Guerra Colonial - relata um testemunho na primeira pessoa do Furriel Miliciano Severino Castro, que esteve mobilizado em Angola entre Janeiro de 1971 e Março de 1973.



Artigo relacionado publicado pelo nosso Blog no dia 20 de Outubro de 2015:

Severino de Castro antigo combatente do ultramar conta a sua história na "Madeira Viva"

  Algumas imagens captadas na RTP/Madeira esta tarde «Madeira Viva» com a jornalista Sofia Relva com a entrevista ao furriel sapador Severino de Castro natural de Machico Veja a entrevista AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário