Chick Corea, um dos pianistas mais influentes no universo jazz, morreu na terça-feira, vítima de um tipo raro de cancro.
Atuou várias vezes em Portugal
Ao longo da carreira, Chick Corea somou diversas de atuações em Portugal, entre Lisboa e Porto, Cascais, Funchal, Faro, tendo atuado na casa da Música, nos Coliseus e em diferentes edições do Jazz em Agosto, da Fundação Calouste Gulbenkian, assim como no antigo festival Seixal Jazz.
Trouxe diferentes formações a Portugal, como a Chick Corea Elektric Band, que levou aos coliseus de Lisboa e Porto, em 1992. Tocou a solo, como no concerto da Lisboa 94 -- Capital da Cultura, no Teatro S. Luiz, e apresentou-se em duo, com a cumplicidade de Herbie Hancock, no seu último concerto no país, em 2015, no Cooljazz, em Oeiras.
Um ano antes incluiu o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na sua digressão mundial e, em 2013, foi um dos nomes em destaque no festival de jazz do Funchal.
Entre os seus últimos concertos em Portugal está também a participação no Algarve Jazz, em 2009, no mesmo ano em que foi cabeça de cartaz no Estoril Jazz.
O norte-americano tocou com alguns dos mais importantes nomes do jazz, como Miles Davis, tornando-se ele próprio num dos nomes de referência do jazz contemporâneo e de fusão. (DN)
Sem comentários:
Enviar um comentário