terça-feira, 24 de março de 2020

Cuba solidária ajuda os países mais atingidos pelo covid-19

Droga cubana pode salvar milhares de vidas em pandemia de coronavírus
A medicina cubana pode tratar milhares de pacientes com coronavírus, já que a produção de um medicamento "líder" conhecido por combater a doença deve aumentar significativamente, disseram chefes farmacêuticos em entrevista coletiva na sexta-feira.
O presidente do grupo BioCubaFarma, Eduardo Martinez, explicou que a ilha socialista desenvolveu 22 medicamentos que devem ser usados ​​para conter o surto.
Até agora, sabe-se que um dos medicamentos fabricados por Cuba, o interferão alfa-2b, conseguiu curar efetivamente mais de 1.500 pacientes do coronavírus e é um dos 30 medicamentos escolhidos pela Comissão Nacional de Saúde da China para combater doenças respiratórias.
Foi desenvolvido em 1986 por uma equipe de pesquisadores do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB) e introduzido no sistema de saúde cubano.
Martinez descreveu o Interferon alfa-2b como "o principal produto do conjunto de medicamentos cubanos" com o medicamento desenvolvido em Cuba e na China em uma joint venture como parte de um acordo entre os países socialistas.
Ele disse que o medicamento também pode ser exportado para outros países para ajudar a conter a propagação do vírus e tratar aqueles que estão apresentando sintomas.
O diretor do CIGB, Eulogio Pimentel, disse que havia suprimentos suficientes que "seriam equivalentes a tratar praticamente todos os casos infectados que ocorreram na China", onde mais de 80.000 pessoas foram infectadas.
"Acreditamos que somos capazes de satisfazer não apenas a demanda possível em Cuba, mas também os pedidos que estamos recebendo de outros países e que estão aumentando dia a dia", acrescentou.
Cuba enviou uma equipe de médicos e suprimentos de interferon alfa-2b para a Itália, onde trabalha com especialistas chineses para ajudar a combater e conter o surto de coronavírus. (fonte)

Sem comentários:

Enviar um comentário