terça-feira, 29 de maio de 2018

Água de rega desperdiçada em Santa Cruz

 Foto tirada esta tarde numa ribeira de Santa Cruz (atrás do Tribunal), mostra água de rega a correr pela Ribeira-abaixo, enquanto há agricultores que dela precisam para regar bananeiras por exemplo.
 Os levadeiros preferem desperdiçá-la em vez de a darem aos agricultores. Por isso mesmo o número das pessoas que trabalham a terra é cada vez menor. Os terrenos estão a erva e a silvado. Os donos dessas terras pagam a água de rega e não a utilizam. Entretanto ela corre horas e horas para dentro da ribeira rumo ao mar. Se algum agricultor pedir o uso dessa água, a mesma não lhe é fornecida  pelos levadeiros preferem deixá-la correr sem qualquer utilidade!

Depois vem a  secretária do Ambiente que tutela a ARM (Águas e Resíduos da Madeira) dizer que é a Câmara de Santa Cruz que desperdiça 60% da água que a Secretaria lhe fornece. Susana Prada e a engenheira da ARM dizem que a rede municipal está toda rota, que há enorme desperdício. Mas não olha para a incúria dos seus levadeiros que preferem desperdicar água de rega para o mar em vez de a redistribuírem aos agricultores que dela necessitem. Meus amigos ser agricultor em Santa Cruz com este apoio do governo do PSD é um claro convite à desistência dessa  mesma actividade. Com atitudes destas não vale a pena sequer se dedicar à agricultura. A desistência e o abandono é o melhor caminho meus amigos!

Susana Prada secretária do Ambiente e Recursos Naturais responsável pelas levadas e águas de rega na Região e pela sua distribuição aos nossos agricultores.

Sem comentários:

Enviar um comentário