Foto tirada esta tarde numa ribeira de Santa Cruz (atrás do Tribunal), mostra água de rega a correr pela Ribeira-abaixo, enquanto há agricultores que dela precisam para regar bananeiras por exemplo.
Os levadeiros preferem desperdiçá-la em vez de a darem aos agricultores. Por isso mesmo o número das pessoas que trabalham a terra é cada vez menor. Os terrenos estão a erva e a silvado. Os donos dessas terras pagam a água de rega e não a utilizam. Entretanto ela corre horas e horas para dentro da ribeira rumo ao mar. Se algum agricultor pedir o uso dessa água, a mesma não lhe é fornecida pelos levadeiros preferem deixá-la correr sem qualquer utilidade!
Depois vem a secretária do Ambiente que tutela a ARM (Águas e Resíduos da Madeira) dizer que é a Câmara de Santa Cruz que desperdiça 60% da água que a Secretaria lhe fornece. Susana Prada e a engenheira da ARM dizem que a rede municipal está toda rota, que há enorme desperdício. Mas não olha para a incúria dos seus levadeiros que preferem desperdicar água de rega para o mar em vez de a redistribuírem aos agricultores que dela necessitem. Meus amigos ser agricultor em Santa Cruz com este apoio do governo do PSD é um claro convite à desistência dessa mesma actividade. Com atitudes destas não vale a pena sequer se dedicar à agricultura. A desistência e o abandono é o melhor caminho meus amigos!
Susana Prada secretária do Ambiente e Recursos Naturais responsável pelas levadas e águas de rega na Região e pela sua distribuição aos nossos agricultores.
Sem comentários:
Enviar um comentário