quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Trabalho do PTP na Assembleia Legislativa da Madeira


Câmara Municipal de Lisboa conivente com a vandalização do mural pintado nas Amoreiras exigindo a libertação da Investigadora Maria de Lurdes.


PTP exige construção de edifício micro-ondas para o tratamento de resíduos hospitalares



25 JAN 2017 / 18:27 H

O Partido Trabalhista Português enviou um comunicado à nossa redacção para dar conta da necessidade de “construção do edifício micro-ondas para o tratamento de resíduos hospitalares”. “Os resíduos produzidos em unidades de prestação de cuidados de saúde, podem constituir um importante problema ambiental e de saúde pública, se não houver adoção de procedimentos adequados no manuseio dos diferentes tipos de resíduos”, explicam os trabalhistas, sublinhando que “a recolha, transporte, armazenamento e tratamento dos lixos hospitalares, sobretudo os perigosos é um serviço imprescindível e dispendioso ao erário público”.“Para o efeito na RAM, na anterior legislatura, foi decidido construção de uma unidade micro-ondas para o tratamento dos resíduos de grupo III (contaminação biológica), através da utilização de ondas eletromagnéticas, com uma frequência entre as ondas rádio e as ondas infravermelhas para aquecer os resíduos hospitalares a uma temperatura de 100.ºc, promovendo a descontaminação dos resíduos através da destruição dos micro organismos. A construção desta infraestrutura, anexa ao Hospital Nélio Mendonça, envolvia um investimento de aproximadamente 2 milhões de euros e seria comparticipada em 85% por fundos comunitários, como era intenção da administração do SESARAM em ano e meio ano ficaria paga. Pois, permitiria poupar nos custos de transporte, contentores para incineração e taxas da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos na Meia Serra. No entanto, o atual Governo, liderado por Miguel Albuquerque decidiu parar o investimento, para estudar outras possibilidades. Mas até à data não foi encontrada outra alternativa consistente, embora o SESARAM esteja a despender uma quantia avultada para o efeito, quando podia ser feito através de processo bem mais económico e amigo do ambiente. Foi anunciado na imprensa através da Secretaria do Ambiente que a solução para o tratamento dos resíduos hospitalares passaria pela ARM - Águas e Resíduos da Madeira através da Estação da Meia Serra mas até à data ainda nada foi anunciado em concreto. Feitas as contas se não tivesse havido a decisão de parar o micro-ondas, o dinheiro empregue na incineração de resíduos hospitalares, podia neste momento estar a financiar outra parte da saúde”.Perante estes dados, o PTP, “em conformidade com a Constituição da República Portuguesa e com o Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira e de acordo com o Regimento”, propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira que, “em nome de uma eficiente gestão dos dinheiros públicos e da saúde regional, se proceda à imediata construção do edifício micro-ondas para o tratamento de resíduos hospitalares”. (dnotícias.pt)

Só o BE acompanhou Coelho no pedido de libertação de investigadora

Um voto de protesto do deputado José Manuel Coelho (PTP) pela detenção na cadeia de Tires da investigadora continental Maria de Lurdes Rodrigues contou apenas com o apoio do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) esta manhã, no parlamento regional. O proponente considerou inadmissível que, 43 anos após o 25 de Abril, haja alguém preso em Portugal por delito de opinião e rotulou os juízes que a condenaram de “fascistas”.Na discussão do texto, que só será votado quinta-feira, Rodrigo Trancoso (BE) manifestou estranheza que os tribunais não apliquem a mesma privação de liberdade a outros arguidos condenados por crimes de injúria ou difamação, no que qualificou de “dualidade de critérios”.{dnotícias.pt}

1 comentário:

  1. COELHO O DEPUTADO SEM MEDO.
    PROXIMO PRESIDENTE DO GOVERNO REGIONAL DA MADEIRA.

    ResponderEliminar