sábado, 25 de novembro de 2017

25 NOVEMBRO DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES



Conferência ontem na sexta-feira no Hotel Orquídia pelas 18h30m foi proferida pela socióloga Inês Fontinha, antiga directora da Associação ‘O Ninho.
O tema foi a pobreza e prostituição como formas de exploração no feminino. O debate foi promovido pelo MDM-Madeira (movimento democrático das mulheres)

Moderaram o debate a deputada do PCP Sílvia Vasconcelos e a ativista Herlanda Amado.
A deputada lembrou que o dia 25 de Novembro foi  declarado pela ONU, como o Dia Internacional da não violência, contra as Mulheres e citou o caso das 3 irmãs  (las mariposas), assassinadas na República Dominicana em 1960 pelo ditador Rafael Leónidas Trujillo, o que deu origem a declaração por parte da ONU do dia da não violência contra as mulheres.




Inês Fontinha é madeirense, formada em Sociologia, foi directora da Associação ‘O Ninho’, uma instituição particular de solidariedade social fundada em 1967. Foi nomeada para o Nobel da Paz, condecorada por Jorge Sampaio e homenageada pela Assembleia da República com o Prémio de Direitos Humanos.

José Manuel Coelho, presente na conferência participou no debate com uma intervenção para chamar à atenção para a libertação da investigadora Maria de Lurdes Lopes Rodrigues presa em Tires por delito de opinião há 14 meses.
O apelo do dirigente do PTP não teve qualquer atenção por parte da Conferencista tendo apenas Herlanda Amado afirmado que o caso não se enquadrava nos temas do debate em questão.Era um assunto lateral que não interessava ao PCP nem ao MDM (movimento democratico das mulheres)

 No debate não esteve presente o ex-vereador da CDU na CMF Artur Andrade. Sua ausência deveu---se a divergências dentro do PCP Madeira pelo facto do "camarada" ter-se ausentado da Região no dia do debate televisivo nas recentes Autárquicas 2017. Foi na altura muito criticado pelo engenheiro  Dírio Ramos em artigo de opinião no Diário de Notícias do Funchal.(Dírio esteve ontem presente na reunião) A chuva de críticas de que foi alvo dentro do PCP levou-o concerteza a ficar ressentido e daí talvez a sua falta de comparência na Conferência da camarada Inês Fontinha.

Guida Vieira, a conselheira Municipal para a igualdade do género juntamente com as suas amigas do Bloco, não marcaram presença na conferência debate ontem realizada. O motivo como todos já sabemos é o sectarismo da senhora Guida em relação ao PCP e a animosidade que vem de longa data, desde os tempos da velhinha UDP. Estes divisionismos e capelinhas, nada ajudam na luta comum em prol dos direitos das Mulheres.

Sem comentários:

Enviar um comentário