"Vemos no horizonte uma canoa a se aproximar com uma lebre nortenha agarrada aos remos e uma tenebrosa raposa pelada a salivar pronta a assaltar o navio,...»- Gil Canha
Declaração de voto de Gil Canha
a favor da moção de censura ao
governo
governo
Vou aprovar esta Moção de Censura porque acho que não há salvação para este barco desgovernado, onde a melhor tripulação foi sendo jogada borda-fora, e o que resta, não oferece garantias que isto alguma vez chegue a bom porto.
E pior ainda, é que além da gorda rataria que já levava escondida nos seus porões, o fraco comandante deste infeliz embarcação autorizou recentemente a entrada de piratas jardinistas a bordo, o que transformou o navio num autêntico albergue espanhol flutuante, onde quem manda não é o capitão, mas sim a pirataria e as gordas ratazanas da estiva que subiram aos mastros.
O grande erro do nosso povo foi entregar o comando deste navio a um capitão estarola, de modos elegantes e boa-figura mas que de marinhagem pouco percebe; confundindo um astrolábio com uma arma-de-caça, uma canoa com um ferry, e uma carta de marear com um menu de perdiz.
E pior ainda, é que em vez de exercer o seu cargo de comandante com responsabilidade e determinação, preferiu fechar-se nos seus aposentos no castelo-de-popa com a sua cadela Sissi, deixando o navio entregue à pirataria e às ratazanas.
Deste modo, é urgente afundar o navio o mais rapidamente possível, pois no horizonte já se vê uma canoa a se aproximar, com uma lebre nortenha agarrada aos remos e com uma tenebrosa raposa pelada a salivar, prontas para tomarem de assalto o pobre navio, expulsarem a pouca tripulação que resta a bordo, assumirem o controle total da embarcação, hastearem no mastro principal a terrível bandeira negra com a caveira pelada e os ossos cruzados, e transformarem o velho navio jardinista/albuquerquista numa verdadeira nau de corso e rapina.
Assim, caros senhores deputados, o melhor é afundarmos já o navio antes que eles seja tomado por estes novos trapaceiros cafofianos, que são mil vezes piores que os piratas argelinos que atormentaram durante décadas o Porto Santo, ou piores ainda que o celebre corsário Bertrand Montluc, que saqueou o Funchal no séc. XVI. (fénix do Atlântico)
ESTE GIL CANHA ESTÁ CADA VEZ MAIS ACUTILANTE. O ABSINTO, COGNAC E VINHO TERRAS DO AVÔ DÁO-LHE MUITA INSPIRAÇÃO.
ResponderEliminar