quarta-feira, 2 de outubro de 2024

PCP denuncia as empresas hoteleiras que roubam os seus trabalhadores mas não indica quais são-Têm medo dos processos por difamação

 

PCP denuncia exploração laboral no sector hoteleiro

O PCP realizou no decurso da manhã de hoje uma jornada de contacto com trabalhadores do sector da hotelaria e similares, para denunciar uma  realidade laboral que “reprime direitos, promove a precariedade e que mais parece a escravatura dos tempos modernos”.

No final da acção de contacto com os trabalhadores, na zona do Lido o dirigente do PCP Ricardo Lume referiu: “Seria de esperar, com as notícias anunciadas pelos empresários do sector da hotelaria e pelo Governo Regional, que estamos a viver os melhores anos de sempre no sector, tanto a nível de dormidas, como a nível de visitantes ou mesmo de receita por quarto, que as condições laborais de quem trabalha no sector estivessem a melhorar, garantindo estabilidade no vínculo com a entidade empregadora  e que existisse uma verdadeira valorização dos salários tendo em conta o aumento da produtividade”.

Porém, aponta dirigente do PCP, a realidade demonstra, apesar da propagandeada falta de mão de obra no sector, que a precariedade laboral continua a ser utilizada abusivamente demonstrando uma enorme  contradição.

“Por exemplo em pleno mês de Agosto de 2024, no mês em que o sector cresceu mais de 4% relativamente ao ano passado, 190 trabalhadores do sector da hotelaria e similares  engrossaram os números do desemprego por verem chegar ao fim o seu vínculo de trabalho, ou seja, são mais de 28% das novas inscrições no Instituto de Emprego. No total são mais de 1.110 trabalhadores do sector que estão oficialmente desempregados”, constata.

A pergunta que se coloca é se efectivamente há falta de trabalhadores no sector, ou se as entidades patronais não querem pagar o justo valor a quem trabalha e promover a instabilidade laboral?

“Não é aceitável que não exista uma verdadeira valorização dos trabalhadores, das suas remunerações e a garantia de estabilidade laboral, quando o sector está em franco crescimento”, acrescenta.

Ricardo Lume referiu: “Ao longo desta jornada de contacto com os trabalhadores, fomos informados que existe administrações de unidades hoteleiras que coagiram os seus funcionários a assinar o Banco de Horas e em contrapartida teriam um bónus no salário, mas após a assinatura do acordo, informaram que quem exercer os seus direitos em matéria de saúde, por motivos de doença, ou até mesmo assidentes de trabalho assim como direitos de parentalidade, é lhes retirado a referida bonificação salarial, numa clara repressão a direitos dos trabalhadores. Mas a exploração não fica por aqui, há unidades hoteleiras  que fazem negócio com os seus trabalhadores, cobrando pelo estacionamento das suas viaturas na garagem do hotel, sem sequer passar recibo sobre a receita cobrada”.

Ricardo Lume concluiu afirmando que “esta realidade não é uma inevitabilidade. Os trabalhadores do sector não estão condenados à precariedade laboral, aos baixos salários e à repressão dos seus direitos”.

“A unidade dos trabalhadores é fundamental para garantir a estabilidade laboral, o respeito pelos direitos e o aumento dos salários para garantir uma vida melhor”, recomendam os comunistas.

https://funchalnoticias.net/2024/10/02/pcp-denuncia-exploracao-laboral-no-sector-hoteleiro/

10 comentários:

  1. Como é mentira ....é só show off do decadente partido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual mentira? Deves viver uma grande vida à custa desses hoteleiros. Hahaha.Palhaço!

      Eliminar
  2. Os comunistas são agarrados ao regime como lapas, defendem esta paz podre com unhas e dentes... são iguaizinhos ao Salazar, sem tirar nem por...

    ResponderEliminar
  3. O Ricardo Lume tem é medo, se começar a dizer nomes perde o tacho. Só o Pravda é que se atreve a dizer nomes. O PND sim era oposição à sério, com o Dr. Baltazar, a Dra. Rubina Sequeira, o Prof. Spínola. Mas o Gil Canha estragou tudo. Por onde ele passa deixa caos, corrupção, lavagem de dinheiro, falcatruas...Volta PND

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volta PND ?
      O Natal aproxima-se... e o circo precisa de palhaços

      Eliminar
    2. O Salu anda a treinar intensamente. Os russos estão a apanhar no focinho

      Eliminar
  4. Volta PND. Graças às vossas palhaçadas e ao vosso amadorismo político o PPD/PSD alcançou vitórias e recuperou a CMF. O Gil Canha por onde passa arrasa com tudo. Corrupto e prostítuto ao serviço da esquerdalha caviar Pro-Putin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não quero que o gilinho fuja daqui.

      Eliminar
    2. Mesmo que queira não pode fugir.
      Está com apresentação periódica após o AJJ lhe ter concedido asilo eterno

      Eliminar