“C’est la vie belle”, o mistério dos milhares de euros em notas apreendidos pela PJ na Madeira Ministério Público imputa sete crimes ao ex-presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, quatro ao empresário Avelino Farinha e três a Custódio Correia. PJ apreendeu milhares de euros em numerário, vinhos e relógios de luxo.Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.Situada na Avenida Sá Carneiro, no Funchal, a discoteca Vespa é um dos locais de diversão noturna da ilha mais frequentados. É para esta morada que toda a correspondência enviada para a “Team Vespas”, equipa de automobilismo de Pedro Calado, ex-presidente da Câmara do Funchal, e Alexandre Camacho, é enviada. A gerência pertence a Emanuel Rebelo, cuja casa foi alvo de buscas pela Polícia Judiciária, a 24 de janeiro.Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.No interior da habitação, a PJ encontrou um cofre embutido na parede, contendo 13 envelopes, nos quais se encontravam vários manuscritos com mensagens como “Good, very well thank you”, “let the sunshine in”, “O generoso” e “c’est la vie belle”, repartindo cerca de 500 mil euros (449 200).
A descoberta de grande quantias em numerário não se ficou pela casa do gerente da discoteca. Na busca realizada a Pedro Calado – presidente da câmara do Funchal que, na sequência da sua detenção, pediu a renúncia ao cargo – os inspetores da Judiciária encontraram desde euros a bolivares (moeda oficial da Venezuela). Segundo o despacho de indicação, que foi lido pelo juiz de instrução, o Ministério Público imputa sete crimes a Pedro Calado, todos de corrupção passiva.Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo.
Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.
No quarto do autarca, foram encontrados 14300 euros em notas; numa pasta pessoal, mais 2800 euros. Já na casa da mãe de Pedro Calado, a Judiciária encontrou um envelope com um pouco mais de nove mil euros em numerário, enquanto que no gabinete nos paços do concelho foi encontrada uma pedra que, ao que tudo indica, será um diamante.
Na busca realizada à casa Pedro Calado, a Judiciária apreendeu ainda vinhos e vários relógios de luxo, os quais, segundo o Ministério Público, são incompatíveis com os rendimentos de Pedro Calado como autarca. Porém, segundo a análise bancárias, além do ordenado como presidente da Câmara do Funchal, Calado depositou, nos últimos anos, 180 mil euros em numerário.
Extratos do processo do DCIAP:
264/21.6TELSB
Do requerimento
para sujeição dos arguidos CUSTÓDIO CORREIA, AVELINO FARINHA e PEDRO CALADO a 1.º Interrogatório Judicial de arguido detido
(artigo 141.º, n.º 1 do Cód. Proc. Penal)
1) Motivos da detenção:Os arguidos CUSTÓDIO CORREIA, AVELINO FARINHA e PEDRO CALADO (indicados por ordem das respectivas detenções: 12h05, 12h15 e 14h20 do dia 24/01/2024) foram pelos factos constantes do despacho datado de 22/01/2024 detidos fora de flagrante delito, pelo que considerando a sua materialidade e a gravidade dos ilícitos, entende-se que lhes deverá ser aplicada outra medida de coacção além do TIR.
Nesse despacho, referiu-se que o crime de peculato que ali se imputou ao arguido PEDRO CALADO é punível com pena de prisão superior a cinco anos, o que se tratou de manifesto lapso, que desde já se corrige, ao abrigo das disposições conjugadas dos artigos 380.º, n.ºs 1, alínea b) e 3 e 97.º, n.º 3, ambos do Cód. Proc. Penal, sendo certo que tal não infirma o demais nele plasmado.Assim, apresente, de imediato, os arguidos Tribunal
Central de Instrução Criminal para realização de primeiro interrogatório
judicial, nos termos do disposto no artigo 141.º, n.º 1 do Cód. Proc. Penal.
De imediato.
I. DA FACTUALIDADE FORTEMENTE INDICIADA
DAS PESSOAS
SINGULARES E COLECTIVAS
- De Outubro de 2005 a Setembro de 2012, foi Vereador da Câmara Municipal do Funchal (CMF), tendo-lhe sido atribuídos, para além de outros, os pelouros das Finanças, da Direcção-Geral, dos Recursos Humanos e dos
[1] Cfr. ATEMA 1.1.
- No que concerne ao sector privado, pelo menos, no período compreendido entre 13/01/2014 a 16/10/2017, PEDRO CALADO exerceu em sociedades comerciais detidas pelo Grupo AFA ou, directamente, por JOSÉ AVELINO AGUIAR FARINHA (AVELINO FARINHA), titular do CC 5412666 e residente no Impasse da Nazaré, n.º 2, Arco da Calheta[1], as seguintes funções:
- Vogal do Conselho de Administração (CA) da sociedade SAVOY – INVESTIMENTOS TURÍSTICOS, SA, com o NIPC 511007817 e sede na Rua Imperatriz D. Amélia,Funchal[1], que explora o Hotel Savoy Palace[2] [no período compreendido entre 15/12/2015 (data da deliberação: 10/12/2015) e 07/11/2017 (tendo renunciado ao cargo em 16/10/2017)].Sob a Presidência de Miguel Filipe Machado de Albuquerque[1], no dia 20/10/2017[2], PEDRO CALADO foi nomeado no cargo de Vice-Presidente do Governo Regional da Madeira (GRM)[1][2], que ocupou até ao dia 14/10/2019[3].
******* ******* ******
PEDRO CALADO dedica-se às competições de rally, em cujos campeonatos tem sido presença assídua, desde o ano de 2016 até ao presente[1].
- O “Team Vespas”[2] mostra-se associado ao/à “Vespas Club”/“Discoteca Vespa”[3], que, por sua vez, é explorado/a pela sociedade REBELOS & CAMACHO, LIMITADA, com o NIPC 509244670 e sede no Caminho da Nazaré, n.º 24, São Martinho, Funchal[1], mas que utiliza para correspondência a morada sita na Avenida Sá Carneiro, n.ºs 7, 8 e 9, Funchal a qual corresponde, justamente, à do aludido estabelecimento de diversão nocturna[2], sendo seu sócio-gerente EMANUEL RICARDO DA COSTA REBELO (EMANUEL REBELO)[3], com o CC374803 e residente no Caminho da Nazaré, n.º 24, Funchal[1].- Pelo menos, nos anos de 2020 e 2022, os veículos utilizados nas referidas competições de rally foram tecnicamente preparados pela “Sports & You”[2].
– 1(um) envelope
de papel timbrado com o logótipo “VESPAS”, com o dizer manuscrito “LET THE
SUNSHINE IN”;
No posto de
trabalho de Tolentino de Deus Faria Pereira, sócio gerente da ACIN:
1 (uma) folha de
tamanho A5, com inscrições manuscritas de valores monetários e datas;
1 (uma) folha de
tamanho A5, com inscrições manuscritas de valores monetários e datas;
Extracto de
Fornecedor: Sports & You – Eventos
Desportivos, Lda para o ano de 2022, bem como a respectiva documentação de
suporte, por conta da publicidade/patrocínio à equipa de rali Sports & You;
Extracto
Fornecedor: Auto Ramiro, Lda para os
anos de 2022 e 2023 por conta da publicidade/patrocínio à equipa de rali ARC SPORTS.
Aldrabões. Confirma-se que a Caldeira Costa é a representante da Canon na Madeira. O seu gerente João Fernandes estava feito com o Pedro Calado e o team Vespas.
ResponderEliminarEsta publicação, nem uma criança, por amor de Deus, vá tirar um curso de informática básico.
ResponderEliminar