quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Recordando os caciques do PSD em 1985 na festa do Santo Amaro em Santa Cruz. Foi no mandato do Luís Gabriel

 Nessa altura o dr. Bokassa era mais novo e estava no máximo da sua força a governar o povo da Madeira com a sua demagogia reacionária.


Dr. "Bokassa". Luís Gabriel (presidente da CMSC) José "Carcereiro" CMDT dos bombeiros municipais de Santa Cruz, e chefe Ricardo o "sapateiro" . Ambos já estão falecidos.


Aqui em primeiro plano Gil França (mais tarde deputado do PS por Santa Cruz- Ao centro Manuel Baptista, primeiro presidente da Junta de freguesia de Santa Cruz, pelo PSD.

Luís Gabriel cumprimenta Rui Fontes, então secretário Regional da Economia. Ao centro Dr. Bazenga Marques. Foi Secretário da Agricultura em vários governo de Jardim.
Dr. Eleutério Nóbrega, então presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz
João Martins vereador da CMSC, pelo PSD e prof. Clemente Tavares natural de Gaula foi muitos anos deputado do PSD na Assembleia Regional da Madeira. Também exerceu o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz.
Lourenço Freitas deputado do PS na CMSC, dr. "Bokassa" e Luís Gabriel presidente da câmara.

Dr. Eleutério Nóbrega, presidente da Assembleia Municipal de Santa Cruz , no uso da palavra.



Bazenga Marques

 Professora Maria Augusta natural da Camacha. Grande entusiasta das festas de santo Amaro em Santa Cruz.






 Aqui ao centro temos o Rui Fontes que foi secretário da Economia nos primeiros governos de Jardim. Foi também presidente do Clube Sport Marítimo. Acabou por cair em desgraça  quando- A 25 de Maio de 1997 Jardim é vaiado em pleno estádio dos Barreiros, por adeptos do seu clube (Marítimo), após ter sugerido a fusão dos clubes da ilha (Marítimo, Nacional e União). Rui Fontes foi afastado por Jardim da presidência do Clube. Na altura o dr."bokassa" ameaçou cortar as  subvenções ao Clube Sport Marítimo se Rui fontes não fosse afastado. Foi um saneamento à maneira Stalinista. (ver Guerras de Jardim AQUI)




Lúcia Marujo cantando na Festa de Santo Amaro. A moça atualmente trabalha na alfândega do Funchal.


 No ano de 1969 a Prof. Maria Augusta (aqui em primeiro plano na foto) funda o Grupo Infantil da Camacha. Em 1970 reorganiza o Grupo das Romarias Antigas e numa visão mais abrangente, em 1978 funda o Grupo Juvenil da Camacha, isto de modo a possibilitar uma continuidade aos elementos que, devido ao crescimento, saíam do Grupo Infantil. Era uma grande dinamizadora das exposições etnográficas das festas do Santo Amaro em Santa Cruz. [Ver biografia aqui]

Ao centro Manuel Baptista, primeiro presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz.




Alberto João Jardim, saboreando as famosas bonecas de massa de milho na companhia do vereador do PS Lourênço de Freitas, de Gaula.

Aqui temos Olímpio Craveiro ex-treinador do Clube Sport Santacruzense, (já falecido)


 Moça do sítio da Lombada (Santa Cruz) a Maria da Luz. Actualmente está emigrada no Reino Unido.

Artesanato da freguesia de Gaula. As famosas colheres de pau. Para mexer o milho.


Senhora Virgínia do Cai-cai de costas a outra senhora era a senhora Deolinda mulher do sr. Bento. (já falecidas.)


 Professora Maria de Nóbrega aqui em plena festa do Santo Amaro, a preparar uma sopa de trigo.



1 comentário: