sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Justica Portuguesa fraca com os fortes e forte sempre forte com os fracos. Juíz que ganha 6 mil € por mês mandou despejar o senhor!

O senhor idoso em 40 anos de renda, já pagou a casa duas vezes; mas pelos vistos, isso não são contas de tribunal.

Mais uma celerada lei de Assunção Cristas do CDS





Idoso despejado de casa onde vivia há mais de 40 anos Manuel Farinha não aceitou aumento da renda e teve de abandonar imóvel, em Benfica.

Manuel Farinha, de 80 anos, viveu mais de 40 anos numa casa arrendada na zona de Benfica, em Lisboa. Na passada quinta-feira, o idoso viu-se obrigado a abandonar a habitação onde morava desde os anos 60, após desentendimentos com o senhorio, que culminaram em tribunal e resultaram numa ordem de despejo. Em causa, terá estado o facto de o senhorio querer aumentar a renda do imóvel, algo que Manuel não aceitou, alegando o facto de receber uma pensão de 390 euros, explica a associação sem fins lucrativos Habita. No Facebook, a instituição divulgou a história do idoso de 80 anos. "O senhorio foi para tribunal, o Sr. Manuel recebeu notificação do tribunal e pediu advogado oficioso à segurança social que demorou mais de seis meses a responder. Resultado: o processo andou sem que o Sr. Manuel se conseguisse defender", pode ler-se na publicação partilhada na rede social. 

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/idoso-despejado-de-casa-onde-vivia-ha-mais-de-40-anos?ref=HP_Grupo1
ALERTA despejo amanhã. Solidariedade é preciso!
Manuel Farinha, 80 anos, vive sozinho numa casa arrendada desde os anos 60 em Benfica. O Senhorio desentendeu-se com o Sr. Manuel porque queria aumentar-lhe a renda e o Sr. Manuel que tem uma pensão de 390 euros, e que já tinha sido aumentado, não aceitou ser novamente aumentado. O senhorio foi para tribunal, o Sr. Manuel recebeu notificação do tribunal e pediu advogado oficioso à segurança social que demorou mais de seis meses a responder. Resultado: o processo andou sem que o Sr. Manuel se conseguisse defender. A decisão veio em Janeiro de 2017 e a advogada, nomeada 4 meses depois, também não ligou nenhuma assunto.
Tudo indica que se prepara o despejo do Sr. Manuel Farinha amanhã, quinta-feira, de manhã cedo. Seria muito bom que estivéssemos presentes a partir das 9h da manhã, o máximo de pessoas possível. Para tentar parar o despejo, para tentar que haja uma solução, para apoiar o Sr. Manuel Farinha que está nisto sozinho.
Rua Perry de Linde, 8, Rch Dto. Benfica
Estação de Benfica comboio, andar um pouco em sentido contrário do comboio que vai para Sintra, pela rua carolina michaellis de vasconcelos e é na primeira rua à esquerda
O sr. Manuel quer lutar e quer-nos lá
contacto 916419605

A Solidariedade so tocou apenas o coração de 4 pessoas

O Sr. Manuel Farinha foi realmente hoje despejado. Aparecemos 4 pessoas e apenas conseguimos falar (ontem) com a Vereadora da Habitação Paula Cristina Marques que se empenhou a articular uma solução com a Santa casa da Misericórdia (as senhoras que aparecem nas fotos) para o Sr. Manuel ir para uma residência para idosos (fora de Benfica). No entanto, o Sr. Manuel tem ali, em Benfica, os seus amigos e as suas rotinas, e pedia para não sair daquela zona. O que ele pediu era a possibilidade de arranjar um quarto em Benfica estava-se a ver essa possibilidade em Benfica, apoiado pela Santa Casa (uma vez que hoje um quarto custa tanto como a pensão que recebe). No entanto, o oficial de justiça queria despachar o assunto e dizia que não se podia esperar nem mais um dia. Nós tentámos obter mais alguns dias para se tentar encontrar uma solução nas imediações e assim o Senhor Manuel permanecer integrado na sua comunidade, o que, com a sua idade é muito importante, mas a chamada "justiça" é implacável: sacos de plástico, retirar o senhor de casa, dois polícias a acompanhar e pumba para dentro do carro e entretanto fomos identificadas pelos senhores/a polícias para registar a ocorrência. Temos pena de não ter conseguido mais do que isto. Na próxima vez é preciso mais mobilização. Mas aqui fica o relato.









2 comentários:

  1. É profundamente lamentável ver isto acontecer a um idoso com 80 anos bastane enraízado na bairro onde vive e com rotinas quotidianas. Qualquer mudança só lhe vai provocar sofrimento e angústia na fase final da sua vida. Foi pena não ter sido possível resolver o diferendo extrajudicialmente. Qual era o valor do aumento proposto pelo senhorio? É significativo. Gostaria de ter mais informação - dados concretos. Não deixa de ser uma tragédia para este octogenário. :-(

    ResponderEliminar
  2. e os familiares do idoso? Não existem? Nenhum ? Só aparecerão quando ele falecer? Ou vão transferi-lo para o hospital próximo?

    Inquilino-arrendatáro não é proprietário ou dono da coisa locada. O senhorio não tem culpa de nada. Se muitos soubessem o valor que muitos destes idosos pagam que nem dá para pagar a água, entendiam o que refiro.

    Já antes de completar 30 anos de arrendamento (limite máximo dos arrendamentos urbanos) não devia o sr estar lá.

    Também a segurança social, nestas situações, não podem se substituir aos familiares próximos, quando há, que têm o dever moral e legal de acolher seus pais ou avós.
    Longe vai o tempo em que o respeito pelos idosos era mais verificado e que nos agregados familiares os avós e os pais tinham um papel primordial na família.

    ResponderEliminar