domingo, 12 de abril de 2020

Bem dizia Bertolt Brecht. "O fascismo é uma fase histórica do capitalismo..."



«E agora em Portugal, a reboque do Estado de Emergência, depois de primeiramente ter sido condicionado o direito de greve, de manifestação e de resistência, vem agora um segundo decreto reforçar esse ataque aos direitos dos trabalhadores, com a seguinte declaração:“Fica suspenso o direito das comissões de trabalhadores, associações sindicais e associações de empregadores de participação na elaboração da legislação do trabalho, na medida em que o exercício de tal direito possa representar demora na entrada em vigor de medidas legislativas urgentes para os efeitos previstos neste Decreto.” Está aqui: o estado burguês entende que os sindicatos são um estorvo, e pretende desta forma silenciá-los. Numa altura em que os trabalhadores sofrem um brutal ataque aos seus direitos e ao seu sustento, vêm-se privados de poder defendê-los quer nas ruas, quer na mesa de negociações. Tudo com o beneplácito de Marcelo, Costa e Rio, que ensaiam assim a reorganização do poder rumo a um Bloco Central de “salvação nacional”.
Como diria o Brecht, coberto de razão, “não há nada mais parecido com um fascista do que um burguês assustado”. Diria ainda o Brecht que 

O fascismo é uma fase histórica do capitalismo; neste sentido, é algo novo e ao mesmo tempo antigo. Nos países fascistas, o capitalismo continua a existir, mas apenas na forma de fascismo; e o fascismo apenas pode ser combatido como capitalismo, como a forma de capitalismo mais nua, sem vergonha, mais opressiva e mais traiçoeira.” » (fonte)
.  Mas, como quase tudo na vida social, dependerá do resultado da luta de classes; mais concretamente de se, voltando a Lénine,
Quando se dá uma revolução?
Quando “os de baixo não querem e os de cima não podem continuar a viver como antes”

Quando Marx escreveu que «há algo podre na essência de um sistema que aumenta a riqueza sem diminuir a miséria», não poderia ter imaginado o engenho com que esse sistema conseguiria esconder tanta miséria sob a casca da riqueza.

3 comentários:

  1. Você não sabe quem foi o Lenine e o que ele fez, pois não?

    ResponderEliminar
  2. Coelho, se vivesses no tempo da revolução, o Estaline comia-te em ensopado.

    ResponderEliminar
  3. Favor coloquem, de vez enquando,nem que seja, uma fotografia de um cão ou um gato,no Facebook do Município do Funchal, porque o Sr Presidente deve estar entediado de se ver a si próprio em todas as fotografias que lá aparecem.Tenham pena do senhor Presidente!

    ResponderEliminar